SAMIR NO YOUTUBE

domingo, 4 de setembro de 2016

DONNIE DARKO O LIVRO


Hoje irei comentar o excelente livro da Caveirinha mais amada do Brasil, é o livro Donnie Darko, baseado no filme de Richard Kelly. Bom, apesar de obvio, preciso ressaltar as qualidade gráfica do livro, sério! O que é isso Darkside, que edição inacreditável é esta? Capa dura, com o coelho gigante Frank e o buraco de verme, além da borda aparecer os números proféticos do final do mundo, os 28'06'42'12'.
Livro repleto de fotos do filme, imagens do "livro de viagem no tempo", de Roberta Sparrow, cujo título é "A Filosofia da viagem no tempo", além de outras imagens associadas ao filme.  O livro de Sparrow coloca uma luz no fim do túnel sobre quase todos os personages: Há o "Recpetor vivente: que é Darko/ Os mortos Manipulados: Frank e Gretchen Ross/ E vários Manipulados: Os pais de Donnie, professores, Cherita a chinesa.
Acompanha fita azul marca página e um marca página mais que criativo, no formato do avião que perde a turbina, que inclusive, no contexto, a turbina deve ser um "artefato" citado no livro de Sparrow....INCRÍVEL!!!
Somos presenteados, no início do livro, a um prefácio de Jack G., que comenta sua própria interpretação da história. Depois, mais interessante ainda, e ler uma entrevista com o roteirista e diretor do filme, Richard Kelly, abordando os conceitos e aflições da realização desta obra cinematográfica. Esta entrevista ajuda muito a entender a história, fazendo-nos situar de maneira mais lógica no enredo de viagens no tempo.
O livro na verdade é o roteiro final utilizado pela equipe e atores, assim, não é exatamente romanceado, mas uma cópia fiel do mesmo material que os atores provavelmente viram nos sets de filmagens. E isso muito mais interessante, podem acreditar. Existem algumas pequenas diferenças nas falas utilizadas pelos personagens, mas nada que comprometa, a princípio, o próprio filme.  Há muitas citações a Stephen King e seus livros, como IT, além de ideias do físico Stephen Walking, sobre, claro, viagens no tempo. O filme aborda a capacidade das pessoas trabalharem o que é o mundo de verdade, o lugar em que ele se encontra, ou o pessoal da própria vida. Uma visão que associa Filosofia e Quadrinhos.
Donnie  também tem a habilidade de, em algumas cenas, ver o que as pessoas e ele próprio irão fazer no futuro breve, graças a uma bolha quase líquida que sai do peito e indica o caminho a ser seguido(água e metais são elementos chaves nesta história). Assim, o filme também trabalha com a ideia de destino e de livre arbítrio, conceito claramente filosóficos. O anti-herói Donnie, também vivencia situações típicas do cotidiano de um adolescente, contudo, sua disparidade de senso quanto ao "normal", o faz ter percepções frias da realidade, e, por conseqüência, se rebelar contra ela. Donnie tem alguns poderes também, que eu diria envolver telicinésia e força descomunal, além da capacidade de trafegar no tempo.
Algumas pessoas que já conversei dizem que Donnie é um garoto esquizofrênico, doente, que com a carga de medicamentos acaba tendo diversas alucinações. Não creio nesta versão. Acho que Donnie consegue trafegar entre o tempo e também em dimensões paralelas, e com ajuda de receptores, que são pessoas vivas ou mortas. Há claras citações de obras diversas, como Alice no país das maravilhas, inclusive, um coelho gigantesco e monstruoso que leva Donnie, e nós mesmos, a outro lugar, outra dimensão.  Claro, seria arrogância e pretensão a minha dizer que entendi plenamente o filme através do livro, mas posso garantir a vocês, além de clarear várias passagens da história, o livro da Darkside é primoroso e perfeito, valendo cada centavo.
Assistam o filme e comprem o livro, juntos, vocês terão uma experiência única de cult movie que a princípio, em 2001, não foi sucesso de bilheterias, mas que com os anos e a redescoberta desta obra em VHS, passou a categoria de filme CULT. Eu, quando assisti simplesmente fiquei apaixonado, lá pelos anos de 2002.
A Darkside, pra variar, está nos presenteando com uma edição primorosa de um livro de capa dura e bastante interessante.  
Link para o videocast do Canal de entretenimento do prof. Samir, sobre este livro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário