SAMIR NO YOUTUBE

domingo, 4 de setembro de 2016

DONNIE DARKO, O FILME...OU, COMO GOSTAR DO INCOMPREESÍVEL?

Subtítulo: A Viagem no Tempo que não viaja.

Estou lendo neste momento, entre tantos livros iniciados, o "Donnie Darko" lançado pela Editora Darkside Books, que recomendo "pacas"!
Mas resolvi assistir ontem, pela 3ª vez em minha vida, o filme de Richard Kelly de nome homônimo. Como sempre, adorei revê-lo, mas agora, passado alguns anos desde a última vez(10 anos para ser exato), fiz uma releitura diferenciada e mais, digamos, acertada. Donnie é uma espécie de "Super Herói", mas, sem os poderes evidentes(e efeitos especiais) comuns nos dias de hoje. Ele consegue trafegar entre mundos paralelos e entre o tempo(futuro e passado), assim, manipula sua presença tentando, em vão, definir um futuro melhor para todos(principalmente sua amada Gretchen). Claro, o enredo não é tão obvio assim, e quando eu terminar de ler o livro da Darkside, talvez, apenas talvez, eu conclua outra coisa.
O filme tem uma excelente trilha sonora, com destaque principalmente a Tear For Fears, com seu "Head Over Heels", que associada a cenas em câmera lenta e uma filmagem que lembra o auge dos anos 80, torna este filme, ainda mais excêntrico e delicioso. Mas a música mais legal, ao meu ver(ou ouvir, como queiram), é "Mad World", de Gary Jules. Nostalgia pura!!!
Donnie tem poderes que o telespectador menos atento não notará. Ele consegue introduzir um machado na cabeça de uma estátua de bronze, assim, além de telecinésia, detém força extraordinária para tal feito. Velocidade é sua arma também, pois ao sair do cinema consegue realizar um incêndio e voltar para a poltrona deste, sem o filme(do cinema) ter finalizado. Consegue ver passagens dimensionais (buracos de minhocas) onde ninguém mais vê. Inclusive, consegue prever o andar dos outros, pois enxerga seus passos em forma de colunas d"águas.
Fiquei imaginando se o filme passa em diversos momentos, como dizem seus defensores mais afoitos da internet.  Não cheguei a esta conclusão, acredito, apesar de não ter finalizado o livro mas apenas assistido o filme, que a história é linear sim, apenas confusa intencionalmente. Darko está num circulo, ao meu ver, eterno de tentativas e erros de viagens no tempo, como no excelente e também confuso "Efeito Borboleta".
Mas quando eu finalizar o livro e ditar meu "veideocast", poderei, aí sim, dar uma melhor veredicto sobre um dos filmes mais interessante que já assisti. Inclusive, minha esposa, Mariane, acha a musica de Gary Jules a minha cara...Eu também acho(...KKK)!


Prof. Samir Lahoud leciona História e Filosofia, e claro, gostaria de viajar no Tempo!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário